Sistema de Cabo Submarino Norte da Unitel entra em serviço

Sistema de Cabo Submarino Norte da Unitel entra em serviço
Angola Press

2023-02-09


A ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, inaugurou, quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023, o Sistema de Cabo Submarino Norte na província de Cabinda.
O sistema (UNSC - sigla inglesa) tem capacidade para oferecer serviços a outros operadores, quer nacionais como de países vizinhos e vai melhorar a interligação de Cabinda à rede nacional de fibra óptica e, consequentemente, a todas as restantes províncias do país.
No acto inaugural, ocorrido junto da praia de Magui Seco, a ministra de Estado destacou esse marco importante e apelou ao bom uso e aproveitamento de uma infra-estrutura que no contexto da economia nacional, vai alavancar outros sectores como a agricultura, energia e educação.
Mário Augusto da Silva Oliveira, ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, testemunhou o acto, reiterando que o sistema vai permitir uma melhor interligação de Cabinda com o resto do país.
O sistema inaugurado dia 09 de Fevereiro de 2023, em Cabinda, é uma rede de cabos de fibra óptica que liga as províncias de Cabinda e Zaire através de duas rotas distintas, onde um segmento usa repetidoras, de Cacongo, em Cabinda, com o N’Zeto, na província do Zaire, enquanto um outro segmento, sem uso de repetidoras, irá ligar Cabinda e o município do Soyo, igualmente, na província do Zaire.
Com mais de mil quilómetros de comprimento e uma capacidade de desempenho de cerca de 38,4 Tbits/s, o cabo UNSC contribui na promoção da transformação digital no país e apoiar fortemente a estratégia nacional de desenvolvimento das TIC.
Com um custo total de 72 milhões de dólares norte americanos, a Unitel efectuou a aterragem do Cabo Submarino Norte (UNSC) em Cabinda, há 11 de Junho de 2022.
Assistiram ao acto, a governadora de Cabinda, Mara Quiosa, o presidente de mesa da Assembleia Geral da Unitel, Aguinaldo Jaime, Vice-governadores, membros do governo local e autoridades tradicionais. 


Voltar