INFRACOM realiza 1ª reunião ordinária de 2024 com foco no estado das redes técnicas

INFRACOM realiza 1ª reunião ordinária de 2024 com foco no estado das redes técnicas
INACOM News

2024-07-12


O Comité de Coordenação para Partilha das Infra-estruturas de Comunicações Electrónicas (INFRACOM) realizou, no dia 12 de Julho de 2024, mais um encontro, com foco na avaliação do estado das redes técnicas das comunicações electrónicas em Angola.
O seu primeiro encontro do ano 2024, iniciou com a apreciação da implementação das infra-estruturas de telecomunicações no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto e no projecto de requalificação da Muxima.
Ainda sobre o estado das redes técnicas, destaque nos trabalhos de melhoria da cobertura dos serviços de telecomunicações na província do Cuanza Norte e o processo de actualização do cadastro das centralidades e urbanizações que careçam de infra-estruturas de telecomunicações.
Na abertura do encontro, o PCA do INACOM, Dr. Joaquim Muhongo, na qualidade de  Coordenador do Comité, destacou a importância da partilha de infra-estruturas de comunicações electrónicas como meio de redução de custos nos investimentos e menor impacto ambiental, no contexto da inclusão de novas tecnologias como o 5G e as principais vantagens que oferece, quer para os detentores de infra-estruturas como para os prestadores e para os consumidores.
O Decreto Presidencial Nº166/14, de 10 de Julho, aprova o Regulamento de Partilha das Infraestruturas dos Serviços de Comunicações Electrónicas e estabelece o regime jurídico aplicável a todas as infra-estruturas aptas ao alojamento de Redes de Comunicações Electrónicas susceptíveis de partilha por parte dos operadores de comunicações electrónicas.
Da agenda do Comité de Coordenação do INFRACOM importa também realçar o desenvolvimento das Legislações secundárias para melhor adequá-lo à realidade. 
Em Fevereiro de 2022, por via do Decreto Presidencial n.º 42/22 de 10 de Fevereiro, ocorreu a primeira actualização do Regulamento de Partilha das Infra-estruturas dos Serviços de Comunicações Electrónicas. 


Voltar