Ministro destaca contributo de empresas chinesas no desenvolvimento tecnológico de Angola
O ministro das telecomunicações tecnologias de informação e comunicação social, Mário Oliveira, destacou o contributo das empresas chinesas no desenvolvimento e expansão das tecnologias de informação e comunicação em Angola.
O ministro falava na abertura da conferência com o tema; “A Influência do Sector empresarial da China na Economia Nacional”, integrada nas celebrações do 50.º aniversário da Independência de Angola, organizada pela TV Zimbo que também comemora o seu 17.º aniversário, em parceria com a Câmara de Comércio Angola–China, realizada no dia 13 de Outubro de 2025, numa unidade hoteleira em Luanda.
Mário Oliveira destacou igualmente a parceria entre empresários angolanos e chineses na criação de emprego, o que retira milhares de jovens do desemprego e contribui para a autossustentabilidade destes e no desenvolvimento do capital humano.
O encontro reuniu líderes empresariais, académicos, gestores públicos e privados e representantes de instituições financeiras, que reflectiram sobre temas centrais para o fortalecimento dos negócios entre Angola e a China.
A conferência pretende reforçar as relações económicas, empresariais e de negócios entre os dois países, evidenciando o papel estratégico das empresas nacionais na internacionalização da economia angolana.