O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), é a autoridade reguladora nacional das comunicações.
Assessorar e representar o Executivo através da regulação, supervisão e fiscalização do Sector das Comunicações, incluindo as comunicações electrónicas e os serviços postais, assegurando a qualidade de serviço num ambiente de concorrência saudável
Ser um órgão regulador de excelência, moderno e pró-activo, reconhecido no seu papel interventor e visto como referência a nível regional.
Compromisso; Transparência, Cultura de excelência; Inovação; Integridade; e Equidade.
2025 INACOM - Todos os direitos reservados.
Esclarecimento sobre informações falsas relativas ao aumento dos preços dos serviços de comunicações electrónicas em 2025
Estando a circular desde o início do dia 07 de Julho de 2025, nas redes sociais e em plataformas digitais, informações falsas e descontextualizadas, referentes a um alegado aumento dos preços dos serviços de comunicações electrónicas no país, em 2025, supostamente autorizado pelo INACOM;
O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), enquanto Órgão Regulador das Comunicações Electrónicas, leva ao conhecimento do público em geral, para esclarecimento, o seguinte:
No presente ano, não foi autorizado qualquer aumento dos preços dos preços dos serviços de comunicações em Angola;
As informações postas a circular sobre a "provável" subida dos preços dos serviços de comunicações, não correspondem à verdade. Os conteúdos partilhados fazem uso indevido de recortes de jornal publicados no ano de 2024, com o intuito de induzir em erro a opinião pública, fazendo crer que houve um novo ajuste de preços em 2025.
As informações a respeito, postas a circular, têm como único objectivo e propósito desinformar, manipular a população, e criar instabilidade na percepção pública sobre a Gestão do Sector das Comunicações.
Neste sentido, e com o objectivo de tranquilizar a população em geral, o INACOM reafirma que, até à presente data, não autorizou qualquer aumento de preços dos serviços de comunicações no corrente ano, e informa que continuará a acompanhar de forma rigorosa a evolução do mercado, e a defesa dos interesses dos consumidores, em estrita observância do interesse público, da transparência e da legalidade.
O INACOM apela aos cidadãos para que consultem apenas fontes oficiais e evitem partilhar informações não verificadas que possam comprometer a confiança do público nos serviços de comunicações.
Linha de apoio grátis: 15 555
Site: www.inacom.gov.ao
E-mail: geral@inacom.gov.ao
INSTITUTO ANGOLANO DAS COMUNICAÇÕES - INACOM
Reenvio de Processos e Recadastramento de Perfis de Utilizadores
O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) informa aos seus estimados utentes que, devido a um problema técnico recentemente registado na aplicação do Balcão Virtual, alguns processos submetidos anteriormente não foram corretamente registados no sistema.
Neste sentido, solicita-se a todos os utentes que reenviem os processos submetidos anteriormente que ainda não obtiveram resposta, utilizando exclusivamente o Balcão Virtual, disponível no portal oficial do INACOM.
Adicionalmente, informa-se que o recadastramento dos perfis de utilizadores é obrigatório para garantir a segurança e integridade dos dados.
O acesso ao Balcão Virtual ficará condicionado à atualização deste registo.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.
O INACOM continua empenhado em prestar um serviço com qualidade, transparência e fiabilidade.
Para mais informações, contacte-nos através dos canais habituais de atendimento: