Realidade virtual é aplicada com sucesso na educação

Realidade virtual é aplicada com sucesso na educação
Catraca Livre

2020-11-07


Num futuro próximo, também será comum o uso da realidade virtual para simular salas de aula.

Mesmo antes do isolamento social e do ensino remoto emergencial, a tecnologia já estava cada vez mais presente na metodologia educacional. O avanço das conexões e das plataformas móveis não são os únicos elementos que mudaram o aprendizado. A realidade virtual na educação, por exemplo, se torna cada vez mais próxima dos ambientes escolares.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), apresenta quais são as vantagens de  usar a realidade virtual para levar novas experiências aos estudantes e para manter as classes estimuladas com o conteúdo.

Abaixo, veja alguns dos benefícios desse casamento com a tecnologia.

Dá acesso remoto.

A tecnologia ainda permite a conexão com outros estudantes e instituições de ensino em qualquer lugar do mundo. Fazer faculdade nos Estados Unidos? Ter aulas de gastronomia em um renomado curso de Paris? Com auxílio da realidade virtual, é totalmente possível, sem a necessidade de deslocamento, também tornando a oportunidade menos custosa.

Propicia habilidades importantes
Outra vantagem trazida pelas aulas à distância é o fato de elas exigirem uma nova metodologia de ensino, obrigando o aluno a ter mais disciplina e autonomia. Ele é responsável por sua jornada e por ir atrás de seu conhecimento.

Claro que, no começo, isso é um desafio para grande parte das pessoas, principalmente para os adolescentes. No entanto, é um obstáculo essencial a ser ultrapassado, pois as habilidades adquiridas nessa trajetória de aprendizado são essenciais para o futuro no mercado de trabalho.

Mais uma habilidade desenvolvida é a empatia. Com a criação de experiências em outras realidades — como a visitação a comunidades mais distantes —, é possível entender um pouco sobre vivências e culturas diferentes, desenvolvendo assim o respeito à diversidade e sua valorização.

Aumenta a motivação e o foco

A aprendizagem baseada em jogos e simulações é uma opção. As técnicas de gamificação ficam ainda mais realistas, além de tornar as aulas engajadoras, elevando a motivação dos estudantes.

O uso de óculos de realidade virtual ajuda na imersão nas aulas, direcionando a atenção ao que é realmente importante. 

Isso é bastante vantajoso, já que a perda de foco é, em grande parte das vezes, uma das principais responsáveis por um aprendizado ineficaz.


Voltar