MINTTICS realiza Fórum de transformação digital pós Covid-19

MINTTICS realiza Fórum de transformação digital pós Covid-19
Angola Press

2021-10-27


O secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto de Oliveira, constatou, dia 29 de Outubro passado, em Luanda, que durante o período de Covid-19 o índice de literacia tecnológica cresceu de forma transversal, em todos países e extractos sociais.

O responsável, que falava durante o acto de abertura do "Fórum sobre transformação digital em Angola após Covid-19”, referiu que nunca, como nos dias de hoje, a ciência e o desenvolvimento tecnológico estiveram tão ao serviço da sociedade no seu todo.

Fez saber que a conjuntura mundial, no capítulo da transformação digital, encontra-se em franco progresso, o que tem contribuído para a estabilização das sociedades e economias, sobretudo em presença de situações adversas de vária índole, como a pandemia do novo coronavírus.

Mário de Oliveira lembrou que a pandemia da Covid-19 levou os países a encontrarem formas para dar continuidade à vida política, económica e sócio-cultural, fazendo face a uma necessidade urgente de confinamento das pessoas, à interdição da circulação em território nacional e internacional e ao fecho das fronteiras.

Tais medidas, acrescentou, conduziram inapelavelmente a uma paralisação de grande parte dos serviços e da vida pública, com implicações graves para as economias e consequentemente na vida dos cidadãos.

Segundo o dirigente, Angola, não escapou a essas regras, tendo o Executivo, definido uma estratégia para encontrar as melhores soluções para dar resposta cabal, no período mais crítico da pandemia, com o Decreto do Estado de Emergência.

Nesse sentido, disse que foi definido o Plano de Contingência do Sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (PCSTI) para dar resposta ao Decreto Legislativo Presidencial Provisório n.º 1/20, de 18 de Março.

Este plano, de acordo com dirigente, é uma estratégia que permitiu, entre outras, a disponibilização de serviços de comunicação e das tecnologias de informação para a salvaguarda e protecção de vidas humanas, apoiar as empresas nacionais e garantir o emprego e a empregabilidade.

"Foram adoptadas medidas específicas, tendentes a ampliar a disponibilidade de aplicações digitais para a prestação de serviços úteis à sociedade, durante o período em análise. Por isso, Angola tem sido bem sucedida no combate e na mitigação dos efeitos da pandemia”, asseverou.

Mário de Oliveira crê que o Fórum sobre transformação digital em Angola após Covid-19, pela sua estrutura, constituiu-se numa oportunidade para ser apresentado ao país as principais acções em curso, pelos diferentes stakeholders, realçando-se as iniciativas e experiências para acelerar a transformação digital em Angola, ao mesmo tempo que se actua no contrapondo dos desafios da Covid-19.

O fórum foi promovido numa pareceria conjunta do Ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social e a empresa de tecnologias chinesa HUAWEI, enquanto provedor global de soluções integradas de última geração.


Voltar