Manuel Homem representa Angola na 10ª reunião da Smart Africa

Manuel Homem representa Angola na 10ª reunião da Smart Africa
Angola Press

2021-11-10


Angola participou, na quarta-feira, 10 de Novembro de 2021, na 10ª reunião do conselho virtual smart África destinado a acelerar os compromissos dos Governos com a iniciativa e projectos que visam a implementação de tecnologia nos países africanos, no dia em que foi anunciada a adesão da Googlle e da Uestni link ao Smart África.

O evento, que decorreu por vídeo conferência a partir de Kigali (Rwanda), contou com a participação do ministro das Telecomunicação, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, em representação do Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Loureço.

Durante o encontro orientado pelo chefe de estado do Rwanda, Paulo Kagame , na qualidade de presidente da Aliança para África Inteligente (Smart África Alliance), foi  anunciada a adesão da Googlle ao Smart Africa  e  Uestni  link, uma organização de conexões em África.

Os participantes, entre os quais estadistas africanos, reflectiram  sobre  questões relacionados com o Comércio Livre Continental Africano e a estratégia de transformação digital, relatório de progresso da estratégia trienal e o plano de acção para Smart África 2022.

Smart África
A Aliança para África Inteligente (Smart África Alliance) é uma plataforma público-privada dedicada a moldar e impulsionar a transformação digital de África.

Lançada em 2013, por sete chefes de Estado africanos, a Aliança cresceu para 22 países membros e dezenas de membros do sector privado e da academia.

A Smart África pretende promover os projectos tecnológicos desenvolvidos pelos países e explorar as possibilidades de funcionamento.

Os seus membros fundadores incluem a Comissão da União Africana (CUA), União Internacional das Telecomunicações (UIT), Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA).

Inclui, também, a União Africana de Telecomunicações (ATU), Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), a Associação GSM (GSMA) e a Corporação da Internet para atribuição de números e nomes (ICANN).


Voltar