KWENDA inaugura nova era de pagamentos via telefone em Angola

KWENDA inaugura nova era de pagamentos via telefone em Angola
Menos fios

2020-11-07


No que concerne a sistema de pagamentos via telefone, o nosso país está numa fase embrionária com alguns projectos a serem desenvolvidos. O projecto "KWENDA”, que é uma iniciativa do estado angolano, é um deles.

O Programa de Fortalecimento da Protecção Social "KWENDA”, iniciativa do Executivo angolano que visa apoiar as famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade, iniciou, no dia 24 de Outubro, no Município do Quiculungo, Província do Cuanza-Norte, as Transferências Sociais Monetárias pagas por telefone.

Em Quiculungo, o KWENDA está a beneficiar mais de dois mil Agregados Familiares, tendo, o dia, sido marcado pela entrega dos primeiros 31 telefones, , todos carregados com saldo equivalente a 25.500 Kz, que depois foram convertidos em "dinheiro vivo”, entregues por um agente autorizado.

Como é feito o pagamento?
O pagamento é feito por intermédio de um código enviado por mensagem para o telefone do beneficiário, atribuído pelo Programa, e com o qual se dirige a qualquer agente autorizado da companhia de telefonia UNITEL, para levantamento do respectivo valor.
Os telefones estão revestidos de aplicativos de acesso às redes sociais, câmara e rádio, atribuídos pelo Programa aos beneficiários, permitindo, desta forma, a sua inclusão digital. Além da atribuição dos telefones, iniciou, igualmente, a criação, nas comunas e aldeias sem ligação à rede eléctrica, de Pontos de Recarga, através da atribuição a alguns beneficiários identificados com capacidade de criação de renda, de Kits de Energia Foto Voltaica e que servirão para carregamento dos aparelhos nas comunidades.
Com este passo, pretende-se, igualmente, dinamizar pequenos negócios, promovendo, desta forma, a inclusão produtiva dos cidadãos, como, de resto, espelha o Programa na sua componente de Inclusão Produtiva, com o qual se pretende incentivar a actividade económica local.


Voltar