Angola licencia primeiras três empresas para implantação da tecnologia 5G

Angola licencia primeiras três empresas para implantação da tecnologia 5G
INACOM News

2021-12-20


O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) procedeu à atribuição de licenças para utilização de frequências com vista a implementação da tecnologia 5G, aos operadores de comunicações electrónicas Africell, Movicel e Unitel, em conformidade com o Despacho Presidencial Nº 200/21, de 23 de Novembro que autoriza a atribuição das radiofrequências na faixa dos 3.3 a 3.7 Ghz.

Presidindo o acto, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, esclareceu que ”as tecnologias de informação e comunicação são, a par das infraestruturas associadas à logística, agricultura e energia, um dos factores mais importantes para a captação de investimento” e também para desenvolver uma economia digital em Angola.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração do INACOM, Pascoal Borges Alé Fernandes, destacou "o refarming de frequências que possibilitou a garantia de condições técnicas para que se pudesse disponibilizar as frequências atribuídas, bem como dar a possibilidade de suportar maior densidade de equipamentos em simultâneo e assim, melhorar consideravelmente a qualidade do serviço prestado”.

A autorização sobre a utilização da faixa de frequências dos 3.3 a 3.7 GHz vai possibilitar a disponibilidade dos serviços de telefonia móvel terrestre, especialmente no desenvolvimento da tecnologia 5G. Com esta medida, pretende-se, igualmente, garantir que os investimentos ao nível das infraestruturas de telecomunicações estejam em consonância com a evolução tecnológica que o mundo observa, e leva ainda em consideração a necessidade de se garantir a sustentabilidade dos meios, tendo como foco fundamental a garantia de uma melhor prestação de serviços à população.

Importa ressaltar ainda que os processos de atribuição dos referidos títulos obedecem a alguns procedimentos específicos, designadamente, a atribuição do título por um período de dois anos para a realização de testes, fase durante a qual os operadores estão isentos do pagamento de taxas pela utilização do espectro, e na etapa subsequente, a atribuição do título para operação, fase em que os detentores dos títulos procedem ao pagamento de taxas de utilização do espectro consignado.

O Instituto Angolano das Comunicações destaca que o passo dado conforma uma clara conquista e representa mais um estágio de evolução das redes sem fio, que vai permitir um novo nível de flexibilidade, desempenho e altas taxas de transmissão de dados, para que as redes sirvam para fornecer serviços, atendendo às necessidades de uma grande variedade de usuários e diferentes tipos de conexão.

Em representação das operadoras licenciadas estiveram presentes: Gonçalo Farias (Africell), Adilson Santos (MOVICEL) e Amílcar Safeca (UNITEL).
 

Voltar