Minttics lança ferramenta tecnológica de combate à seca em Angola
O ministério de Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) lançou, na quinta-feira, 26 de Junho em Luanda, uma ferramenta de monitorização em tempo real da situação climática e da seca para o apoio à tomada de decisão de políticas de combate ao fenómeno em Angola.
A solução tecnológica desenvolvida através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), em parceria com o Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), por via do Space Enabled Reserch Group, do MIT Media Lab, permite a análise de vulnerabilidade humana, integração de dados socioeconómicos e geográficos.
Na ocasião, o Titular do Sector, Mário Oliveira, explicou que a iniciativa surge da necessidade de mitigar os efeitos devastadores da seca no Sul do País, que, desde 2015, tem afectado mais de um milhão e 300 mil pessoas nas províncias de Cunene, Huíla e Namibe.
Para o Governante, o instrumento é, além de uma solução digital, uma afirmação do compromisso com a inovação, a soberania tecnologia e a resiliência climática. É uma plataforma que tem uma particularidade de olhar para todo o ecossistema económico-social das regiões onde a análise vai incidir, portanto, desde questões de demografia, agricultura, saúde e meio ambiente.
Este platafrorma, também é transversal a sectores da economia nacional e baseia-se no recurso a imagens espaciais que são tratadas e estudadas e, a partir daí, são criados algoritmos que permitem a recolha de elementos que ajudam na tomada de decisão no combate à seca.
De ressaltar que a ferramenta será disponibilizada ao público e às instituições afins e servirá como instrumento estratégico de apoio à formulação de políticas públicas, com especial utilidade em contextos de emergência climática.