Ver Notícia/Aviso

Centro de gestão do espectro radioeléctrico do INACOM contribui para o desenvolvimento tecnológico da região

Centro de gestão do espectro radioeléctrico do INACOM contribui para o desenvolvimento tecnológico da região

O Centro Regional do Instituto Angolano de Comunicações (INACOM) de Benguela melhora a fiscalização e monitoramento do espectro radioeléctrico na região costeira centro de Angola, constatou Mário Oliveira, ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Em declarações à imprensa, após a inauguração do Centro Regional de Fiscalização e Monitorização de Benguela, Mário Oliveira disse que a iniciativa se insere no Plano Nacional de Modernização e Expansão das Infra-estruturas Tecnológicas.

A inauguração deste centro, frisou, marca o início de uma longa jornada em prol de uma regulação forte, que permite ao sector das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social contribuir, efectivamente, para o desenvolvimento do país.

O centro ora inaugurado, prosseguiu, cumpre com mais um dos objectivos do Programa de Desenvolvimento Nacional, reflectindo o compromisso do Governo de transformar o sector das Telecomunicações num pilar de progresso, com impacto directo na vida dos cidadãos.

O titular da pasta das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social disse que a nova infra-estrutura vai permitir organizar e disciplinar o uso do espectro radioeléctrico, com ganhos significativos para a navegabilidade aérea e marítima.

Mário Oliveira reconheceu o apoio do Governo Provincial de Benguela e reiterou o compromisso do seu Ministério de continuar a trabalhar para o progresso da província e do país. “Estamos aqui para contribuir para o desenvolvimento de Benguela, nos seus diversos sectores, tais como industrial, agrícola e outros que possam transformar a província num verdadeiro pólo de progresso”, concluiu.

Por sua vez, o governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, considerou que a inauguração do Centro Regional de Gestão e Monitorização do Espectro Radioelétrico representa um marco importante no desenvolvimento tecnológico da província e do país.

“Recebemos este investimento com orgulho, responsabilidade e compromisso. Trata-se de um passo em direcção a um futuro mais conectado, inovador e alinhado com as necessidades do nosso povo”, afirmou.

O centro, sublinhou, vai permitir uma melhor gestão do espectro radioeléctrico, garantindo segurança e eficiência no uso das frequências, essenciais para o funcionamento adequado das comunicações móveis, da Internet, da navegação aérea e marítima, bem como da radiodifusão.

Manuel Nunes Júnior sublinhou que o novo centro contribuirá para o combate às interferências e ao uso indevido das frequências, práticas que comprometem a qualidade das comunicações.

“Este centro é uma âncora de modernidade. Traz consigo conhecimento especializado, inovação tecnológica e criará oportunidades de emprego qualificado para os nossos jovens técnicos e engenheiros”, destacou.

O governador lembrou que Benguela, pela sua posição estratégica no Corredor Atlântico e ligação ferroviária a partir do Porto do Lobito para o interior de Angola e da África Austral, ganha com esta infra-estrutura um importante instrumento para se afirmar como pólo de serviços tecnológicos modernos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *