Fortalecendo a resiliência em um mundo conectado
Num mundo cada vez mais dependente de conectividade ininterrupta, a resiliência das nossas redes digitais é essencial. As linhas de vida digitais – redes terrestres, cabos submarinos, satélites e sistemas de dados – formam a espinha dorsal de nossas comunidades e economias. Uma única ruptura de cabo, uma interrupção de um centro de dados ou uma falha de satélite pode interromper serviços vitais, da saúde e educação às finanças e resposta a desastres.
Considerando o o actual momento de crescentes desastres naturais e dependência cada vez maior da tecnologia, construir infra-estrutura digital resiliente é fundamental para a estabilidade dos sistemas e o crescimento de todos, especialmente para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e os Países Menos Desenvolvidos, onde a conectividade confiável sustenta a recuperação dos impactos climáticos e apoia o crescimento para todos.
O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WTISD) 2026 convoca governos, indústria e comunidades a fortalecerem as linhas de vida digitais que mantêm o mundo funcionando. Celebrado todos os anos a 17 de Maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação destaca o papel crescente das tecnologias digitais em nossas vidas e comemora a fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT) – a Agência das Nações Unidas para as Tecnologias Digitais .
Recordar que a União Internacional de Telecomunicações (UIT) foi fundada em 17 de Maio de 1865, em Paris, como União Telegráfica Internacional, por 20 países europeus para padronizar o telégrafo.
Hoje é a agência especializada mais antiga da ONU e conta actualmente com 193 Estados-membros, além de centenas de empresas, universidades e organizações membros de sectores. Como agência da ONU para TICs, ela coordena redes globais, rádio e frequências com sede em Genebra.