Ver Notícia/Aviso

Capacitar tecnicamente os jovens para que possam enfrentar os desafios do mercado global

Capacitar tecnicamente os jovens para que possam enfrentar os desafios do mercado global

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, reiterou em Lisboa que um dos objectivos na aposta das infra-estruturas é capacitar tecnicamente os jovens, para que possam vingar no mercado global.
Mário Oliveira falava sobre Ecossistemas de startups “Investindo na inovação em todos os continentes” no EuroAfrican Forum 2025, sob o alto patrocínio da Presidência da República de Portugal, que decorreu nos dias 25 e 26 de Julho em Carcavelos, Portugal.
De acordo com o Governante, em Angola o Executivo está a desenvolver acções , que se entende, do ponto de vista regulatório, serem uma das peças importantes para que o sistema de startups possa contribuir para o desenvolvimento da sociedade no tocante ao crescimento económico, uma das prioridades relativamente ao mundo das tecnologias, em particular o mundo das startups.
O Ministro destacou a capacitação dos jovens e de todos quantos trabalham na perspectiva de desenvolvimento de produtos e serviços, ressaltando que as startups angolanas estão a resolver problemas reais do dia-a-dia dos cidadãos.
“Desde soluções que conquistam a produção da agricultura, com sensores inteligentes, à logística urbana, passando pela saúde e educação. Estas iniciativas não só geram valor económico, como também promovem inclusão, sustentabilidade e soberania digital”, precisou.
Afirmou que na região sudeste de Angola o governo lançou incubadoras com acesso à internet grátis suportadas para apoiar jovens desta região.
Por outro lado, defendeu a necessidade de o ecossistema estatal não ser apenas encarado como um motor económico, mas como um motor de relações sociais, tecnológicas, de desenvolvimento, entre os continentes africano, europeu e o resto do mundo.
Os desafios estão presentes. A falta de financiamentos especializados e a necessidade de capacitação técnica, esclareceu, ainda limitam o crescimento de muitas ideias, daí o desafio neste fórum para que venham connosco e juntos passamos a trabalhar para a superação dessas dificuldades ainda vividas.
O EuroAfrican Forum é um dos encontros mais prestigiados entre líderes africanos e da Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *