Ver Notícia/Evento/Aviso

ANGOTIC apresenta soluções inovadoras para o combate às desigualdades e prestação de serviços públicos eficientes

ANGOTIC apresenta soluções inovadoras para o combate às desigualdades e prestação de serviços públicos eficientes

O ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, destacou a importância das tecnologias no combate às desigualdades, geração de empregos, estímulo ao empreendedorismo e garantia de serviços públicos mais acessíveis e eficientes.
José de Lima Massano presidiu a cerimónia de abertura da 5.ª edição do ANGOTIC 2025, que decorreu no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, em representação do Presidente da República, João Lourenço. Na ocasião, o ministro de Estado sublinhou que, pela experiência positiva das edições passadas, este evento constitui uma boa plataforma de interação entre os principais actores do espaço tecnológico e representantes de outros sectores da economia que procuram soluções de competitividade.
“São ainda muitos desafios, mas o compromisso com o desenvolvimento tecnológico de Angola é firme”, declarou, realçando que o programa de expansão e modernização das comunicações constantes do Plano Desenvolvimento Nacional 2023-2027 tem promovido uma agenda digital com objectivos claros.
O evento, que decorreu de 12 a 14 de Junho, realizou-se este ano sob o lema “50 anos a comunicar, a modernizar e a desenvolver Angola”, no âmbito das comemorações da Independência Nacional a ser assinalado no próximo dia 11 de Novembro.
O ANGOTIC apresentou soluções inovadoras para sectores estratégicos, com uma expressiva participação de empresas tecnológicas e startups lideradas maioritariamente por jovens, que apostam em soluções para os sectores da saúde, educação, agricultura, pescas, energia, banca e turismo.
No concernente a troca de experiências e de conhecimentos, a par da plenária; 50 Anos – A Comunicar, a Modernizar e a Desenvolver Angola – Retrospectiva e Perspectiva, paralelamente, decorreram vários painéis com palestrantes de diferentes quadrantes, abordando temas impactantes, dos quais destacamos: Como a IA pode revolucionar o Sector Agropecuário de Angola, Consulta pública da lei das startups, 5G e a IOT – O Futuro Conectado, Cibersegurança na era da IA, Nova Economia Espacial, Infra-estruturas Digitais e Soberania Tecnológica, Trabalho e Cultura na Era Digital, Serviços Digitais de Inclusão Financeira e, Finanças Digitais e a Nova Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *